segunda-feira, 1 de junho de 2009

A resvalar pelas fragas "de la filadeira"!!


Depois de termos falado várias vezes, eu e o pessoal das danças de salão, combinamos que este seria finalmente o fim de semana em que íamos dar umas voltas pelas paisagens da minha aldeia.

A ideia era fazer uma caminhada pela rota dos moinhos da filadeira. O percurso, inicialmente feito de DEFENDER pelo meio de sobreiros e vacas Mirandesas tranquilamente a pastar nos pastos, vai-se complicando pelo excesso de vegetação, deixamos o jipe à sombra dum sobreiro e prosseguimos a pé, vale a pena, tentando sempre aproveitar os trilhos dos Javalis para poder avançar, lá chegamos aos moinhos dos Pais, onde ninguém resistiu e lá fomos para o banho!!!
Nadar numa ribeira onde se passam anos sem que ninguém passe por esse trilho, um sitio isolado, onde os cheiros primaveris se confundem com cânticos de pássaros, grilos e rãs... um lagarto a espreitar aqui, uma pega a sair do ninho ali..... adiante, lol, chegamos à minha banheira natural privada e começou a diversão, um autentico aquaparque natural, já anos que ninguém escorregava naquelas fragas até à agua, os mergulhos, as brincadeiras. Por vontade nossa tínhamos ficado ali todo o dia, deitados nas fragas como lagartos ao sol alternando com uns mergulhos na "tina". E dizia quem bebeu, que aquela água era doce ;-))))). Mas a fome começou a apertar e a promessa de um galo caseiro estufado, para o almoço no parque de merendas lá nos convenceu a vestir as roupas e por-nos a caminho, desta vez por um percurso mais acessível e passando pelos antigos pisões da lã e moinhos dos pais com mais de 4 séculos. Lá começamos a subir em direcção ao local onde tinhamos deixado o meu DEFENDER. Aqui o Sérgio queria subir ás árvores para ver os ninhos, a Marisa sentia-se observada pelas vacas, e verdade seja dita que elas pararam de comer e ficaram de olhar fixo na passagem destes intrusos!!! Era meio dia, o sol estava no auge, o calor era abrasador, quando chegamos ao jipe, até nos pareceu uma miragem deliciosa!!! Sedentos, assaltamos o meu frigorífico com agua fresquinha e lá atalhamos nós rumo ao parque de merendas da marra para o pic-nic, claro que escolhi um percurso de trialeira natural, para deleite dos meus acompanhantes, e incrédulos com as capacidades de um DEFENDER "isto passa aqui???!!" era a pergunta no inicio, dali a um bocado viam uma rocha ou uma picada e diziam logo: "há, de certeza que sobe aqui!!!!", chegamos ao parque e esfomeados depois dos banhos atacamos a merenda, e que bem que sabe, à sombra duma azinheira, almoçar assim. O pessoal já só queria ficar ali a dormir uma sesta à sombra, mas o regresso a Braga era necessário e eu tinha-lhe prometido que ainda os levava às grutas de Santo Adrião. A frescura no interior das grutas, consolou-nos, contrastando com o calor abrasador que se fazia cá fora. Também gostaram muito de conhecer as grutas, salvo alguma destruição por culpa da antiga exploração de calcário, ainda dá para perceber numa galeria a magnificência daquelas grutas. E aí foi hora de incutir ao Sérgio o gosto pelo LR, é a vingança, afinal também foi ele que me incutiu o gosto pelas danças!!! Acelera!!! Acelera!!!! depois de uma breve indicação na condução de um DEFENDER, mandei-o seguir por uma arada, correu muito bem para primeira vez, o português é mesmo assim, demora 2 minutos a adaptar-se a uma situação nova, primeiro estranha e depois entranha, 5km depois e já estava um experto, capaz de fazer trialeiras ;-)))). Passamos pelo santuário da Senhora do Rosário, e como manda a praxe foi preciso beijar os cornos do São Marcos, "ojo" que o diabo é tendeiro.......!!!

Com muita pena nossa regressamos a casa, para arrumar as coisas e o grupo regressar a Braga, cansados mas contentes do fim de semana na natureza.

Deu para notar que gostaram, eu pessoalmente, adorei, adorei o campo, a água, a companhia, os risos... essencialmente, adorei dar a conhecer este cantinho do céu, que é a minha aldeia.

Seguramente, um dia para repetir...